top of page

Jeff Rasley

"VOCÊ TEM QUE SE PERDER ANTES DE SE ENCONTRAR."

Regra dos seis meses? A validade do seu passaporte nunca é aquilo que pensamos.

22_06_as_19_duvidas_mais_comuns_blog.jpg

Geralmente somos questionados sobre a validade do passaporte na hora de fazer uma viagem e sempre ouvimos falar na tal regra dos seis meses, na pratica isso significa que da data do retorno de sua viagem o passaporte precisa ainda ter seis meses de validade, ou seja, para retornar no dia 01/01, meu passaporte deve ser valido até 01/07.

Eu confesso que nunca entendi a lógica por traz dessa exigência, na minha cabeça enquanto o passaporte estivesse na validade poderíamos ficar no destino, porém a regra não é essa e deve ser respeitada para evitar problemas.
Como existe também um certo folclore com relação a isso, é uma preocupação que todos os viajantes têm em comum. Vamos esclarecer alguns pontos que normalmente suscitam dúvidas. A primeira delas é que não são seis meses para todos os países, inclusive existem variações até da forma de contar os meses, enquanto uns contam o prazo a partir da data de entrada do turista, outros o contabilizam a partir da data de saída, ou então só se preocupam com a validade para o período de duração da viagem.

Para evitar de comprar as passagens e na última hora descobrir que o prazo de validade do seu passaporte não será aceito naquele país. Ou ainda mais grave, descobrir isso quando chegar na imigração do seu destino, é preciso se atentar para a validade do passaporte brasileiro. Lembrando que esses prazos de validade são relativos à data de vencimento do passaporte e não à data de expedição do mesmo.

Países em que os passaportes precisam estar válidos durante o período de viagem.

Estados Unidos, México e Reino Unido – A partir do momento em que o Brasil começou a fazer parte do “Six Month Club”, os viajantes brasileiros só precisam que seus passaportes estejam válidos durante todo o período da viagem, sem prazo “extra” de validade.

Países em que os passaportes precisam estar válidos por, pelo menos, um mês a partir da data de saída do país.

África do Sul e Canadá

Países em que os passaportes precisam estar válidos por, pelo menos, três meses a partir da data de saída do país.

Nova Zelândia, Panamá, Azerbaijão e os países da União Europeia signatários do Acordo de Schengen, são eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Países em que os passaportes precisam estar válidos por, pelo menos, quatro meses.

República Dominicana, o cidadão brasileiro, como turista, não precisa de visto, apenas de Passaporte com vigência mínima de 4 meses e precisa estar vigente durante a estadia e saída do país.

Países em que os passaportes precisam estar válidos por, pelo menos, seis meses a partir da data de saída do país.

Austrália, China, Índia, Japão, Marrocos, Rússia, Tailândia, Turquia e Vietnã. O mesmo se aplica para Irlanda e que apesar de fazer parte da União Europeia, não assinou o Tratado de Schengen.

Países da América do Sul.

Os brasileiros normalmente não precisam se preocupar, pois a maioria dos países sul-americanos não exige passaporte dos turistas brasileiros, apenas o documento de identidade. Mas fique atento o documento precisa ter menos de 10 anos de emissão.

Importante.

Vale ressaltar que essas regras se aplicam somente para viagens com objetivo turístico. Para viagens de negócios, estudos ou outras finalidades, a exigência de validade do passaporte costuma ser outra. Nesse caso, importante verificar o site do consulado do seu destino. 

Considerando tantas especificidades e sempre bom consultar o site da embaixada do pais de destino antes de comprar sua passagem. Fica a dica.

Post escrito por Nilo Cunha
bottom of page