![]() |
---|
Jeff Rasley
"VOCÊ TEM QUE SE PERDER ANTES DE SE ENCONTRAR."
Como viajar só com a bagagem de mão.

Esse sempre foi meu maior sonho, conseguir otimizar minha bagagem para que ela coubesse somente na bagagem na mão, só que agora essa pratica significa também poupar dinheiro. A algum tempo as chamadas companhias aéreas low-cost vem ensinando aos viajantes que viajar leve é melhor, para o bolso e principalmente para tornar sua viagem mais ágil e com uma significativa redução do stress. Não é à toa que aquele sujeito que ninguém gosta é chamado de mala.
É bom saber que há vantagens interessantes em viajar apenas com a bagagem de mão: você pode fazer o check-in online, pelo seu celular ou computador, e seguir direto para o embarque, sem enfrentar as filas para despachar as malas. Quando chegar ao destino, nada de esperar a mala na esteira: siga direto para o portão de saída. Isso sem falar nos riscos de despachar a bagagem como malas furtadas e extraviadas.
Ai vem a dúvida, dá para viajar só com a bagagem de não? Sim é possível! Nesse post vamos passar algumas dicas que podem ajudá-lo a ser um viajante mais feliz. Antes de tudo se você é daqueles que fica maluco em outlets ou traz lembrancinhas para toda família, pode parar de ler por aqui ou estar pronto para comprar uma mala nova em cada destino.
O primeiro passo é fazer uma mala eficiente com apenas 10 kg. Para algumas pessoas pode parecer quase impossível, considerando o destino o número de dias de viagem e etc. porem para embarcar sem gastar nenhum real a mais por uma mala que só vai te atrapalhar o restante da viagem é preciso deixar de lado tudo o que é supérfluo e passar a pensar de maneira mais minimalista e porque não dizer sustentável, deixa de papo vamos as dicas.
Que roupas eu ponho na mala?
É difícil criar uma receita para compor uma mala sem conhecer o destino. Em países ensolarados são utilizadas roupas mais leves, enquanto nos países mais frios o guarda-roupa costuma ser mais pesado. Você pode também pensar que viagens de muitos dias vão precisar de um guarda roupa maior, na verdade não, em viagens de mais de uma semana deve-se pensar em lavar a roupa suja, existem na internet diversos tutoriais que ensinam inclusive a usar lavanderias automáticas em diversos países, pronto nada de muita roupa.
Agora então o melhor é criar uma lista do que é realmente necessário, parece um conselho obvio, mas tem gente (muita gente mesmo) que leva bem mais do que precisa. É hora de desapegar, nada de desculpas para levar mais roupas. Sabe aquela roupa que você comprou procura uma oportunidade para usar e nunca acha? Pois é! Melhor também evitar que ela entre na sua mala. Prefira roupas que não precisem combinar umas com as outras (básicas), tecidos leves, que não amassam e não fazem volume.
Nos calçados, leve apenas sapatos que possam ser utilizados com qualquer roupa e que já foram testados, nada pior que um sapado apertado o dia todo. Leve para a viagem apenas sapatos, sandálias e até chinelos que você tem certeza absoluta que poderão ser usados sem machucar você. Outra ideia é sempre viajar com o calçado que ocupa mais volume ou possui maior peso.
Por fim, calcule o peso estimado dessas roupas, serio? Sim para ajudar você nessa tarefa o nosso simulador de bagagens te ajuda nessa conta, aí você pode ter uma estimativa do peso sem tirar uma única peça do armário, e se for o caso revise sua lista para verificar se ainda restou alguma gordurinha.
Produtos de higiene pessoal.
Pode Acreditar, Você não vai usar toda a bombona do shampoo, condicionador, creme de barbear etc., durante a sua viagem. Eles ocupam muito espaço, aumentam o peso da sua mala e não precisam ir com você na embalagem original. Para otimizar o peso e espaço de sua mala, coloque seus produtos em embalagens menores de até 100ml. Existem kits de viagem com essa configuração, porém vale qualquer embalagem que respeite essa quantidade. Lembrando que no máximo são 10 (dez) embalagens, já que existe o outro limite de 1 litro. Você poderá adquirir vários potes de diferentes tamanhos, formas e funções em lojas especializadas ou mesmo nos sites que vendem de tudo. Vale também comprar produtos com tamanhos menores, especialmente para levar na mala de mão (isso inclui até pasta de dentes). Sem esquecer que muitos hotéis oferecem produtos de higiene, assim é bem provável que você não precise levar tudo seu arsenal. É importante seguir as regras para não ter que despachar a bagagem na última hora ou jogar fora o seu produto predileto.
Reduza o tamanho dos seus utensílios e acessórios.
Para reduzir o volume e peso da bagagem é fundamental reduzir também o tamanho dos seus utensílios. Nada de secador de cabelo profissional ou aparelho de barbear enorme e super eficiente ou ainda aquela a escova de cabelo do tamanho de um braço. Vale reduzir o tamanho de tudo! Quanto menor, melhor! Mesmo que não sejam tão eficientes, eles ajudarão na hora de manter os 10 kg da bagagem de mão.
Remédios não esqueça deles.
No caso de viagens nacionais não precisamos levar aqueles tradicionais remédios de cabeça, estomago etc. se der ruim, basta passar em uma farmácia e comprar. Em viagens para exterior, quase tudo mundo precisa levar medicamentos, nesses casos leve apenas a quantidade de cartelas compatíveis com os dias que você passar no destino, além dos básicos em quantidades reduzidas, cada grama é importante. Já que você precisa levar também as receitas e a caixa dos medicamentos. Se você tem dúvida sobre transportar medicamentos em viagem dê uma olhada nessa dica.
A bolsa certa é fundamental.
Lembre-se além da bagagem de mão você tem ainda um item pessoal, então escolha bem. Tanto a bagagem de mão quanto o item pessoal têm regras e precisam ser respeitadas, não tem jeitinho, confira sempre as restrições da companhia aérea. Normalmente é uma mala e uma mochila (pequena) ou uma bolsa e uma mochila (pequena), a bolsa pessoal de mulher é considerado como item pessoal. Caso opte por levar uma bolsa de viagem, prefira as que são maleáveis, nada de levar bolsas enormes e rígidas que não cabem em lugar nenhum, e também como as malas são mais pesadas e acabem roubando seu limite de peso.
As lembranças são as histórias que você tem para contar.
Se você já não gosta muito de fazer comprinhas para os outros quando viajava, agora você tem uma excelente desculpa, afinal, você vai embarcar com uma mala de apenas 10 kg! Já deixe avisado que não será possível trazer nada. Muito duro? Tá bom pode aceitar pedidos do Freeshop no seu retorno.
Sacolas a vácuo para manter o volume dentro do permitido.
Muitas vezes o problema não está no peso, mas sim no volume. Uma boa dica para resolver essa questão é utilizar bolsas à vácuo dentro da mala. Ela ajuda a reduzir o volume das roupas e magicamente faz caber algumas peças a mais dentro da bagagem de mão. Muito útil naquele momento de desespero quando a mala não fecha, porém tome cuidado com aquelas que usam aspirador, e bem provável que você não tenha esse aparelho disponível no destino, ai meu amigo a mágica não vai funcionar.
Não leve aquilo que você pode alugar.
Se você é um esportista, vai pensar que precisa levar todo o seu equipamento: pranchas de surf, equipamento de mergulho, esquis etc. Nem sempre isso é vantajoso as vezes é melhor alugar no destino do que pagar o peso disso no avião. Não é uma regra, mas a dica é sempre pesquisar primeiro.
Deixe objetos mais pesados para a bolsa pessoal.
Se costuma levar câmera fotográfica, notebook, livros e outros objetos mais pesados, prefira colocar todos eles na sua bolsa pessoal. Todo passageiro pode embarcar com uma mala de mão e mais uma bolsa pessoal (que pode ser uma bolsa de ombro, uma mochila ou uma sacola pequena). Dificilmente essa bolsa será pesada na hora do check-in, por isso, deixa para guardar dentro dela objetos mais sensíveis e também mais pesados. Casacos podem ir na mão ou vestidos, assim não ocupam lugar nem na bolsa e nem na bagagem de mão.
Guias de viagem, vouchers e afins.
Hoje em dia existe muito pouca necessidade de documentos de viagens impressos a maioria desses documentos podem viajar com você no seu smartphone, então só imprima o que for realmente necessário. Quanto aos guias, hoje, existem diversos gerenciadores de itinerário que podem incluir reservas, mapas, passeios etc. e podem ser focados exclusivamente na sua viagem, eu pessoalmente uso muito o Tripit.