top of page

Fim de Ano em Campos do Jordão  -  Nov.2015

Para terminar o ano recheado de lugares novos, decidimos fechar a conta na charmosa cidade de Campos do Jordão, que fica a quatro horas e meia do Rio de Janeiro (eu sou daqui sabe?) embora uma viagem curta (3 dias), precisamos de alguma preparação já que decidimos ir de carro, dessa vez meu papel no planejamento foi o roteiro, reservar o carro  e cervejaria Baden Baden.

Bom tudo pronto, vem comigo para Campos do Jordão!

Como aqui no Brasil as locadoras não costumam alugar Van de passageiros e estávamos em 7 arriscamos viajar em um utilitário de 7 lugares (foi quase que uma experiência fora do corpo), porém reduzimos as bagagens e partimos.

 

Como era caminho paramos em Aparecida para visitar o Santuário Nacional.  No nosso caso a parada valeu tanto para conhecer o lugar quanto para desdobrar as pernas. O Santuário Nacional continua grandioso tudo nele foi pensado para receber quantidades absurdas de fieis, dessa vez foi uma parada rápida, então não tivemos tempo para conhecer os Bondinhos Aéreos, que aparentemente era o único diferencial da outra vez que estive aqui (outra história outro post) e seguimos para Campos do Jordão.

Santuário Nacional

Na chegada em Campos do Jordão, seguimos para o Hotel (Pousada Matsubara) para depois o tão desejado almoço, no Hotel tivemos a grata surpresa de descobrir que o eles tinham um serviço de translado para o centro do bairro de Capivari (onde a cidade ferve) isso nos fez perceber que fomos abençoados na visita a Aparecida por não precisar entrar no carro de novo.

Vamos ao que interessa a Van nos deixou na Rua Djalma Forjaz onde fica o restaurante Baden Baden e o Boulevard Geneve, não resistimos em perder mais um tempo antes do almoço para passear pelas ruas explorando as lojinhas e a curtir o estilo de construção muito presente no sul da Alemanha, norte da França e na Inglaterra por volta 1400 e 1500, quando usavam o cerne das árvores para fazer a estrutura de madeira, enchendo os vãos com tijolos.

O esperado almoço foi no Restaurante Capivari a indicação veio do Tripadvisor, baseado na relação comida x preço, e é isso sem maiores surpresas ou decepções. Seguimos o passeio para o Teleférico, infelizmente ninguém quis subir, então vou ter que fazer isso na próxima vez e com isso também se foi a vista do morro do elefante.

A noite alguns de nós fomos ao restaurante Baben Baben, acho que com relação a comida esse foi o melhor gostamos de tudo, e sempre regado a cervejas artesanais, esse não é um dos restaurantes mais baratos, qualidade tem preço.

No dia seguinte começamos o passeio pelo Mosteiro de São João - Monjas Beneditinas, e um lugar legal para visitar além da beleza e tranquilidade do lugar você pode adquirir produtos feitos pelas próprias freiras a visita é gratuita, quem puder ficar por lá até por volta das 17 horas, vai ser brindado com o maravilhoso Canto Gregoriano da Ordem Beneditina.

Seguimos então para o Palácio Boa Vista, onde a visita guiada também foi gratuita, o acerto do palácio e composto por diversas peça de arte com destaque para as pinturas de Tarsila do Amaral inclusive a obra Operários.

Em seguida passamos fábrica de chocolates Araucária, esse passeio foi bem recomendado, mas fiquei decepcionado, você pode observar os empregados fazendo os produtos é só, não a qualquer pessoa para explicar o processo e a loja tem os mesmos preços que você encontra fora dela.

Esqueci, o dia amanheceu chuvoso então estávamos meio que procurando lugares fechados para visitar, então como na saída não estava chovendo partimos para os Jardins Amantikir, um lugar muito bem cuidado com belos jardins e alguns labirintos que deixam o passeio divertido, no nosso caso estávamos rodeados de neblina, o que sem dúvida retirou a vista do local, mas por outro lado deu um visual diferente aos jardins.

Saindo dali direto para a Cervejaria Baden Baden que, apesar o homônimo, não pertence ao restaurante e vice e versa. Lá fizemos uma visita guiada com direito a degustação e um singelo brinde, além explicação sobre o processo de fabricação na própria fábrica, uma pena que nesse momento não pode fotografar ou filmar.

No almoço fomos na Mercearia Campos, em frente ao Baden Baden, alguns gostaram da comida e outros não, mas no final das contas valeu a pena.

Saímos dali embalados para dar uma volta nos quadriciclos da Quad Mania porém chegamos lá pouco antes das 18 horas e a atendente informou que os passeios haviam se encerrado. Uma pena.

Capivari
Teleférico de Campos do Jordão
Mosteiro de São João
Palácio Boa Vista
Amantikir Jardins
Cervejaria Baden Baden

A noite queríamos comer um Fondue, afinal o clima pede um, escolhemos o Krocodilo, que tem um dos melhores preços da região, até porque só aceita dinheiro, o Fondue deles é feito no óleo, embora não prejudique o sabor, hoje prefiro o Fondue na pedra. Fomos muito bem servidos o preço foi justo, mas ainda fiquei com impressão que poderia ser melhor.

No último dia solicitamos check-out tardio pois tínhamos um passeio de Trem marcado para as dez horas e só estaríamos no hotel por volta das 13:00hs, como sempre o pessoal do Hotel foi muito atencioso e solicito com nossas necessidades, eles realmente merecem um 10.

O passeio de trem nos leva até Santo Antônio do Pinhal,  serpenteando pela Serra da Mantiqueira e passando pelo Alto do Lageado ponto culminante ferroviário do Brasil, com altitude de 1.743 m, o mais bonito do passeio é a paisagem com destaque para a vista do morro do Baú, os ingressos desse passeio foram comprados com antecedência pelo pessoal do hotel para nós (mais um ponto pros caras)  e eles reservaram os assentos do lado esquerdo e da vista que fez o passeio ainda mais legal, a parada foi em Santo Antonio do Pinhal a 1.161.700 metros, . A cerração estava espessa que deu um clima meio "noir" ao lugar, deixando tudo muito bonito. A estação tem um lugar para lanches e compras, muito bem vindo aquele altura. E depos de belas fotos e ver a manobra do trem era hora de voltar para campos do Jordão, é verdade que a volta é um pouco cansativa mas o passeio vale muito a pena.

Por fim fomos almoçar (de novo) no Krocodilo já com as malas no caro, e depois de volta para casa, desta vez direto, só com uma parada para xixi e troca de motorista, o transito estava tão ruim que levamos cinco horas para chegar em casa, e assim terminaria nossa última viagem de 2015, até 2016!

 

Post por : Nilo Cunha

Santo Antonio do Pinhal
bottom of page