top of page

West Coast Road Trip - parte  IV

IMG_E2639.JPG

Los Angeles / San Diego - 2017

Por Nilo Cunha

P5130782.JPG

Los Angeles Memorial Coliseum

P5130790.JPG

California Science Center

P5130793.JPG

California Science Center

Se há um lugar onde o espírito Californiano faz mais sentido, esse lugar é Los Angeles ou LA, para aqueles que tem o privilégio de desfrutar da sua intimidade. Para situar, nesse post falamos de Los Angeles como o grande condado que é, existem 88 cidades no Condado de Los Angeles. Cada cidade possui um prefeito e uma câmara municipal.

Decidimos por uma experiência menos tradicional, ou seja, ao invés de ficarmos em um Hotel optamos por alugar uma casa através do AirBnB, até para desfrutar um pouco da intimidade de LA. Escolhemos ficar em Venice que é um distrito, localizado a oeste de Los Angeles, e a casa na famosa Ocean Front Walk, onde ficam artistas, videntes, esportistas e vendedores e a maior concentrações de malucos por metro quadrado dos Estados Unidos. O distrito, também, foi o lar de poetas e artistas da geração Beat em Los Angeles.

Nós chegamos um pouco tarde da noite em LA, então confesso que fiquei um pouco assustado com o local, já que a maioria das lojas já estava fechada e muitos dos artistas que ficam por lá também são moradores de rua que ficam acomodados pela praia mesmo. Porém foi só uma primeira impressão mesmo, já que mesmo tarde da noite conseguimos arrumar um lugar para comer e voltar para a casa sem sermos sequer incomodados. Bom vamos para o primeiro dia. Normalmente em grandes centros optamos por não ficar com o carro e utilizamos o transporte público, porém LA é diferente o transporte público é muito segmentado são necessários algumas baldeações para chegar a um determinado destino, decidimos então para ganhar tempo, já que as distancias são grandes, utilizarmos o Uber e Lyft, é claro que gastamos mais com isso, porém ganhamos tempo que também é muito importante quando se tem poucos dias para conhecer um destino como LA.

P5130823.JPG

US BANK Tower - Skyslide

P5130835.JPG

Museum of Contemporary Art

P5130836.JPG

The Broad

Então de Uber partimos para nossa primeira atração, o California Science Center,  porém antes da atração uma passadinha no Los Angeles Memorial Coliseum, que é um estádio  que foi sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 1932 e 1984, para umas fotos.

California Science Center, é uma atração mais lúdica voltada para as crianças, porém com um cunho educativo, posso garantir também que é uma diversão para todas as idades com painéis em diversas áreas que ilustram a relevância da Ciência em nossas vidas. A estrutura que é imensa abriga o Creative World apresenta as maneiras com as quais as pessoas empregam a tecnologia para atender às suas necessidades de transporte e comunicação, o Ecosystems, o maior dos espaços, apresenta cerca de 400 espécies de plantas e animais vivos, O Space Shuttle Endeavour é o espaço mais novo do ScienCenter. No Space Shuttle, os visitantes podem ver de pertinho o incrível veículo espacial Endeavour da NASA e descobrir várias curiosidades sobre ele, e ainda um teatro educacional IMAX com a capacidade de criar imagens de clareza e impacto excepcionais. A entrada do museu é gratuita, mas existem exposições complementares pagas, que ficam a seu critério, eu pessoalmente só conheci a parte gratuita e valeu a visita. 

Seguimos então para o centro de Los Angeles e nossa primeira parada foi no prédio do US BANK Tower, lá é onde fica o Skyspace e o Skyslide o primeiro é um deck de observação e o segundo um escorregador de vidro pela parte externa do prédio a quase 300 metros de altura. Não chegamos a visitar nenhum dos dois, mas acredito que sejam experiências incríveis.

P5130844.JPG

The Music Center

P5130838.JPG

Walt Disney Concert Hall

DSC_1426.JPG

Grand Park LA

Seguimos caminhando para a “área dos Museus”, passamos primeiro pelo MOCA (Museum of Contemporary Art, Los Angeles), nossa ideia não era visitar esse museu, que é pago, a ideia era visitar o de Broad, um pouco mais a frente que é gratuito, porém a fila não andava, descobrimos que existem reservas que podem ser realizadas com hora marcada na internet, então para não perder a viagem, mudamos os planos e visitamos o MOCA, que conta com exibições de grandes nomes da Pop Art e do expressionismo abstrato, além de artistas novos. Depois passamos pelo emblemático Walt Disney Concert Hall, que é uma casa de espetáculos e uma das estruturas mais conhecidas dentre as idealizadas e concebidas pelo renomado arquiteto canadense Frank Gehry. Seguindo até o The Music Center que faz parte de um complexo junto com Disney Concert Hall. Como a fome estava batendo forte paramos para almoçar no Kendall’s Brasserie, um dos melhores restaurantes daquela área. Por fim chegamos ao Grand Park LA, com suas fontes de água que convidam a brincar e a vista icônica da prefeitura de LA tão retratada em filmes.

IMG_1189.JPG

Griffith Observatory

P5130908.JPG

Tabela periódica com elementos reais

IMG_1208.JPG

Placa de Hollywood

De novo seguimos de Uber agora para o Griffith Observatory, situado no alto do Monte Hollywood, com uma vista incrível de Los Angeles, o Griffith Observatory é um dos pontos turísticos mais visitados da Califórnia, é o observatório público mais visitado do mundo. A atração é imperdível e ótima para toda a família. O passeio vale não só pela paisagem que o cerca, mas também pelas inúmeras atrações que oferece. É excelente para despertar o interesse dos visitantes para a astronomia. Além do conhecimento de astrologia que você poderá adquirir no Griffith, um dos maiores atrativos é a vista. É realmente incrível ver a cidade de Los Angeles tão do alto, especialmente quando se está tão pertinho da famosa placa de Hollywood. Uma das coisas que achei bem legal é uma tabela periódica com todos os elementos reais dentro dela.

Com o dia terminando, saímos do observatório utilizando o DASH (para poupar alguns trocados) que é um serviço de transporte, com custo de apenas 50 centavos, oferecido pelo Griffith Observatory nos finais de semana. O ônibus sai da estação Vermont/Sunset, linha vermelha do metrô. Basta esperar abaixo da placa com a identificação do shuttle, logo na saída da estação.

P5130935.JPG

Santa Monica

P5130963.JPG

Pacific Park

IMG_0264.JPG

Final da Route 66

De lá pegamos outro Uber para casa, e depois de um pequeno descanso, seguimos andando para o Píer Santa Monica, o passeio pela orla de Venice/Santa Monica é muito legal no final de tarde e para nós foi a redenção da impressão que tivemos na nossa chegada a Ocean Front Walk com as lojas abertas é outro lugar, movimentado e vibrante. E com algumas curiosidades, por exemplo o Marijuana Doctor, como maconha é legalizada para fins medicinais na Califórnia existem diversos médicos que atestam a sua necessidade para o consumo.

Com a chegada da noite chegamos ao píer, um lugar movimentado e também icônico, primeiro pelo Pacific Park, eternizado em diversos filmes e seriados e também por ser o final da Route 66, a mais famosa estrada do mundo (vamos falar dela em outro post). No píer, além do parque você vai encontrar diversos restaurantes, bares, lojas e um aquário que sempre estão apinhados de gente.  No Pacific Park, você encontra a famosa e super legal roda-gigante que da vista para toda a região. O Píer foi inaugurado em 1909 e hoje costuma ter mais de 4 milhões de turistas por ano. Portanto, parada obrigatória para qualquer visitante.

P5140980.JPG

Hollywood Museum

IMG_1298.JPG

Hollywood Museum

IMG_1301.JPG

Hollywood Museum

Segundo dia hoje é dia de cinema e ostentação! Para começar seguimos para o, talvez, distrito mais famoso de LA, Hollywood. E fomos direto para o Hollywood Museum. O museu possui 4 andares dedicados totalmente ao mundo da sétima arte, e o interessante é que seu interior é organizado conforme a temática: cinema de horror, clássicos, ícones de Hollywood e muito mais, mas claro que o legal é visitar todas as áreas. Para quem ama cinema, o Hollywood Museum é um lugar imperdível de visitar. O acervo é superinteressante, são milhares de itens que vão desde roupas que serviram para as gravações de filmes como Planeta dos Macacos, Parque dos Dinossauros e Harry Potter a uma das maiores coleções de objetos da atriz Marilyn Monroe no mundo. São mais de 10 mil objetos em exposição no Hollywood Museum como adereços, figurinos, fotografias, roteiros, cartazes, e muito mais.

DSC_1511.JPG

Hollywood Boulevard

P5141060.JPG

TCL Chinese Theatre

IMG_1518.JPG

Hard Rock Café

Da vontade de passar o dia no local, mas seguimos em frente, já na esquina do museu está a famosa avenida Hollywood Boulevard. É nessa avenida que encontramos a Calçada da Fama, onde as maiores celebridades são homenageadas com estrelas no passeio com os seus nomes, e onde você pode tirar algumas fotos com as estrelas dos seus maiores ídolos. Seguimos pela avenida até o TCL Chinese Theatre, onde a principal atração é a sua mundialmente famosa "Forecourt of the Stars" (o Pátio das Estrelas), nela há impressões de mãos de celebridades de Hollywood, pegadas, e autógrafos no concreto do pátio de entrada do teatro. Atualmente com mais de 304 impressões. É possível fazer um tour guiado pelo teatro onde são contadas algumas curiosidades e também a exibição de alguns poucos objetos relacionados ao cinema. Eu particularmente não gostei do tour, mas como eu sempre digo nossa experiência só vale para nós mesmos. O teatro também tem sido o lar de muitas premières de filmes, além de três cerimônias do Oscar.

Para almoço fizemos a tradicional parada no Hard Rock Café, que fica bem próximo ao teatro, e claro que compramos uma camiseta também.

P5141127.JPG

Beverly Hills

P5141136.JPG

Rodeo Drive

P5141142.JPG

Four Seasons

Como eu disse o dia é de cinema e ostentação, bom o cinema já foi, e para ostentação nada melhor que conhecer Beverly Hills, nosso passeio por lá começou no Beverly Gardens Park onde a foto com a placa de Beverly Hills é obrigatória, depois seguimos observando as lojas de luxo na Rodeo Drive, que é considerada a rua mais famosa de Los Angeles e uma das mais visitadas não somente na Califórnia, mas nos Estados Unidos por turistas de todo o mundo. Na Rodeo Drive em Los Angeles você encontra as mais famosas e chiques lojas do mundo, até chegarmos ao final da rua onde você encontra o Hotel Four Seasons, que ficou famoso no filme Uma Linda Mulher com Julia Roberts e Richard Gere.

IMG_7089.JPG

Getty Center 

P5141165.JPG

Getty Center 

IMG_0251.JPG

Nossa casa em LA

Depois das compras (Rs), seguimos então para a mais aguardada atração do dia o Getty Center, que é um complexo cultural localizado em Brentwood, com uma beleza indescritível. Além de ter fantásticas exposições de arte em suas galerias comparáveis aos melhores museus do mundo, o Getty Center por si só é uma obra de arte, com uma arquitetura impressionante e jardins de tirar o fôlego. É um lugar imperdível que precisa estar no seu roteiro de viagem para Los Angeles. E o melhor é totalmente gratuito.

O bilionário Jean Paul Getty reuniu cerca de cinquenta mil obras de arte em seu museu. As coleções concentram peças de arte do período clássico ocidental, como esculturas, pinturas, desenhos, manuscritos e fotografias.

A noite o jantar foi na nossa casa, cozinhamos e assistimos TV, de um jeito que nunca temos oportunidade de fazer quando ficamos em hotéis.

P5151251.JPG

Studio Tour

IMG_1569.JPG

The Wizarding World of Harry Potter

IMG_0321.JPG

Ocean Front Walk

Você pode não saber disso, mas a Califórnia possui diversos parques temáticos comparáveis os de Orlando na Florida. Então não podíamos deixar de visitar pelo menos um, no caso optamos pelo Universal Studios Hollywood, mas existem outros principalmente em Anaheim (40 minutos do centro de Los Angeles) caso você não goste desse.

Bom o destaque desse parque para nós foi o The Wizarding World of Harry Potter, já que quando fomos no parque de Orlando essa atração ainda não existia, Transformers: The Ride, Special Effects Show e principalmente o Studio Tour, que é um passeio de trem pelos estúdios visitando locações e assistindo algumas atrações pelo caminho como as já manjadas Tubarão e Terremoto, como as mais novas em 3D, Fast & Furious – Supercharged e King Kong 360. Ao todo são 13 locações para se visitar, simuladores radicais, várias áreas temáticas e shows.

O Universal Studios Hollywood é um dos mais antigos estúdios de cinema dos Estados Unidos e foi o primeiro a construir um parque de diversões. Ele é dividido em duas partes, a Lower Lot e a Upper Lot. A maioria das atrações fica na Upper Lot, que é aliás onde está a entrada e saída do parque, mas claro que indo lá você deve visitar ambas áreas. A passagem entre uma e outra é uma escada rolante gigante, que tem uma vista bem bonita. Esse é um passeio de dia inteiro então depois voltamos para casa. E antes de repetir a rotina voltamos a caminhar pela Ocean Front Walk dessa vez no sentido inverso e descobrimos além da já tradicional animação do lugar, pistas de skate e de patins no mais puro estilo californiano, o passeio serviu como despedida de LA.

P5161375.JPG

Cabrillo National Monument

P5161402.JPG

Cabrillo National Monument

P5161451.JPG

Cabrillo National Monument

Logo pela manhã deixamos LA e seguimos para San Diego, nosso último destino na Califórnia.  Antes de falar sobre o destino, queria comentar a respeito do trajeto, até esse ponto já havíamos rodado por diversas cidades da Califórnia, e sabe quantos pedágios já tínhamos pago? Nenhum! Isso mesmo na Califórnia os pedágios são raros, e nem por isso as estradas são ruins. Mas a questão é a seguinte programamos no GPS para seguir de LA para San Diego, e pelo caminho traçado passamos pela SR73 Catalina View South, e nessa estrada é cobrado pedágio, o mais curioso é que não existe cobrança no local, ou você paga antecipadamente pela internet ou será cobrado (com multa) pela placa do carro. Foi o que aconteceu conosco, então fique esperto para não passar por essa estrada ou pagar antecipadamente esse pedágio.

Nossa estada em San Diego foi curta mas no pouco que passamos por lá, percebemos o quanto é bonita a cidade. Nossa primeira parada foi Cabrillo National Monument, que não é só monumento, é também um parque federal. É citado como o lugar onde o navegador português João Rodrigues Cabrilho, considerado o descobridor da Califórnia, teria desembarcado, em 28 de setembro de 1542.  O local está em uma área de forte presença militar. Point Loma é também o lar da III Frota Americana.  O local é muito procurado, pois é de lá que se conseguem as melhores fotos da cidade, além disso, em seus diversos pontos de observação, é possível ver paisagens deslumbrantes do Pacífico, observar os navios da marinha americana entrarem e saírem da baía de San Diego e, dependendo da época do ano, avistar baleias. É cobrada uma taxa de US$5 por veículo de passeio, independente do número de ocupantes.

IMG_1874.JPG

USS Midway Museum

IMG_1873.JPG

Unconditional Surrender

P5161471.JPG

San Diego Pier Café

Saindo dali passamos em outro ponto turístico USS Midway Museum, é um porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos que serviu na Guerra do Vietnã, e agora foi transformado em museu, nós não fizemos a visita, que custa US$ 20, por acharmos que o Midway não devia ser muito diferente do USS Intrepid que vimos em NYC. No mesmo lugar está o monumento Unconditional Surrender, uma escultura de Seward Johnson que representa a celebre foto de Alfred Eisenstaedt, do anuncio do fim da grande guerra, que é bem legal para umas fotos.

Nosso roteiro previa o San Diego Zoo maior zoológico norte-americano e provavelmente do mundo, porém acabamos por desistir do passeio, porém considero uma atração obrigatória de San Diego. Então fomos conhecer o San Diego Seaport Village que é basicamente um complexo de compras e restaurantes à beira-mar junto ao centro de San Diego, que iriamos visitar a noite. Com a inversão aproveitamos para almoçar por lá no San Diego Pier Café, por ser o mais pitoresco do lugar, e não deixou a desejar.

IMG_7141.JPG

Coronado Beach 

IMG_7140.JPG

Hotel Del Coronado

IMG_0356(1).jpg

Brigantine Seafood Restaurant

Como o tempo sobrou por conta de cancelarmos o Zoo, passamos no Hotel (La Avenida Inn), que fica na ilha de Coronado, deixamos as tralhas e fomos para a praia que fica em frente ao Hotel del Coronado. O local foi condecorado com o título de marco histórico nacional pela beleza de sua arquitetura e pela história do edifício que foi construído no século XIX e já serviu de aposentos para centenas de personalidades mundiais, foi lá que passamos o fim de tarde.

Como nosso programa da noite foi pela manhã, procuramos ficar em Coronado Island mesmo e jantamos no Brigantine Seafood Restaurant, que fica próximo ao Hotel, e posso dizer que foi uma boa despedida de San Diego.

Bom no próximo post estaremos deixando a Califórnia pela Rota 66 com destino aos estados do Arizona e Nevada.

bottom of page