γεια Grécia
Parte III - Milos e Mykonos - 2019

Por Nilo Cunha

Pier de Adamas

Catacumbas de Milos (vista)

Sarakiniko
No post anterior visitamos Creta e Santorini, agora partimos em direção a Milos, e de novo usando os serviços da Seajets, a viagem durou pouco mais de duas horas. A ilha de Milos a "Ilha das Cores" é mais conhecida pela maioria das pessoas como o lugar onde a estátua de Afrodite foi descoberta, sim a famosa Vênus de Milo que está no Louvre saiu dessa ilha.
A chegada foi no porto de Adamas e logo depois de pegar o carro seguimos para o Hotel deixamos as malas e partimos em direção as Catacumbas de Milos que são o segundo monumento paleocristão mais importante do mundo, não chegamos a visita-las, porém, a vista do lugar já vale o passeio. Nossa ideia era visitar o bairro de Klima e almoçar no restaurante Astakas, porém tomamos uma surra do GPS e não conseguimos chegar lá, vale a dica: oriente-se em Milos com uma combinação de mapas físicos e GPS, só o GPS não é suficiente. Um dos cartões postais de Milos, Sarakiniko é uma fenda entre pedras, que faz você se sentir na lua por suas formações rochosas surreais. É preciso entrar lá e caminhar um pouco para começar a sentir a sensação de estar em outro planeta. As pedras brancas que foram esculpidas pelo vento durante milhões de anos formam um visual bem original. A fenda é banhada pela água cristalina do mar. Para quem gosta de saltar das pedras na água, lá tem um ponto de “cliff diving” para os entusiastas. Essa praia é obrigatória em todos os roteiros de quem visita Milos. Lá também estão algumas cavernas que sinceramente não sei suas origens.

Papagrafas

Plaka

Mikros Apoplous
Como nosso almoço furou, fomos salvos pelo trailer que vende uma salada de frutas "dos deuses" na entrada da praia, a propósito essa é a unica da praia, então, é bom levar uma garrafa de água para não passar sufoco.
Passamos também na praia de Papagrafas que é uma enorme fenda banhada pelo mar, com uma mini prainha em um dos cantos. De cima da fenda a vista é linda. Antes de voltarmos para o hotel passamos em Plaka que é a principal cidade de Milos, e como Santorini, ela fica empoleirada no topo de uma rocha, com vista para o golfo de Milos. Depois de um descanso e um merecido banho, voltamos para Adamas, e depois de uma passeada rápida fomos jantar no Mikros Apoplous restaurante, que tem o certificado de excelência do Tripadvisor, ele é um pouco mais caro que os demais em Adamas, mas também é superior na comida e atendimento, o que lhe concede um dos melhores custo-benefício, e assim termina um dia em Milos.

Paliorock

Kalamos

Tsigrado
Pela manhã fizemos o passeio mais esperado da viagem. O passeio de barco pela costa sul até a baia de Kleftiko com Milos Oneiro o passeio custa € 110, mas o valor não é caro pelo que você recebe, estão incluídos café da manhã, almoço, lanche da tarde, frutas e todas as bebidas a vontade. Embarcamos no veleiro do comandante Elias em Paliorock no sul da ilha, embora o ponto de encontro seja em Adamas, seguimos de van até o local do embarque. A primeira parada para banho foi na praia de Kalamos. Logo apos o banho foi servido o café. Então Seguimos margeando a costa e passando por outras praias como a curiosa Tsigrado. Pelo caminho foi possível avistar o ponto mais alto de Milos o Monte Profeta Elias com 700 metros de altura.

Monte Profeta Elias (ao fundo)

baia de Kleftiko

Grutas
A baia de Kleftiko é um lugar realmente exuberante a cor da água e as formações rochosas deixam qualquer um sem folego. Por ser acessível apenas por mar Kleftiko foi refúgio de piratas durante o século 15 a 18. Logo na chegada exploramos algumas cavernas em um bote. Entre elas a famosa Monster Cave. Depois tivemos um tempo livre para mergulhar e nadar na baia, para quem, como eu, curte snorkel o equipamento também é fornecido para uso durante o passeio. Depois do banho de mar foi servido o almoço com dois pratos o primeiro a tradicional salada grega seguida de um macarrão com camarões do tamanho daqueles que você só vê em fotografias.

Almoço

Sykia

Sykia
Paramos depois em Sykia onde a historia se repetiu exploramos as cavernas com o bote seguido de um mergulho em suas águas claras. Novamente depois do banho umas frutas foram servidas. A essa altura já estávamos tão encantados com tudo que se o passeio terminasse agora eu nem reclamaria, porém ainda tinha muita coisa legal pela frente.

Kalogries

Um brinde à Milos

Polvo na brasa
A última parada para mergulho foi em Kalogries. Foi nesse ponto que o comandante reuniu o grupo e propôs um brinde com a bebida local o Ouzo (ou Uzo) que é um licor a base de anis produzido a partir da fermentação da casca de uva e de graduação alcoólica alta, muito parecido com o Arak. Ervas e especiarias são adicionadas a mistura para melhorar o sabor, e cada fabricante mantém sua receita como um segredo bem guardado. Para acompanhar foi servido alguns aperitivos entre eles um delicioso polvo na brasa. Na volta para fechar o passeio o Comandante Elias passou com seu veleiro pelo colorido bairro de Klima (que finalmente pudemos avistar). Esse foi sem duvida o melhor passeio de barco que já fiz em todas as minhas viagens e posso afirmar se eu um dia voltar a Milos farei de novo.

Klima

Ippocanpos Studios

Adamas
Vocês sabem que eu não sou de ficar muito no hotel, porém nesse caso, vale a ressalva: Quando reservamos esse hotel, Ippocanpos Studios, fizemos um pedido para realizar o check-in antecipado que foi prontamente aceito, mas ao chegarmos lá nosso quarto não estava pronto e tivemos que aguardar. O wifi do hotel é intermitente e apesar dos nossos protestos ninguém ligou muito e por fim quando fomos embora pela manhã não havia ninguém no Hotel para receber a chave. A noite nesse dia ficamos vagando por Adamas, e jantamos por lá, sinceramente não lembro o nome do local mas sei que foi um dos restaurantes perto do pier da Adamas. Voltamos a Adamas pela manhã para embarcar com destino a última ilha da viagem Mykonos. Novamente usamos o serviço da Seajets, a viagem durou cerca de 3 horas devido a uma parada em outra ilha no caminho.

Porto de Tourlos

Kaparié

Bakalo
Mykonos é uma ilha bastante moderna. Muitas celebridades têm residências na região, Mykonos é a ilha mais badalada da Grécia, vive cheia de jovens, beach clubs e muitas festas incríveis. Chegamos lá pelo porto de Tourlos e fomos logo retirar o carro, depois passamos na acomodação para deixar as malas e seguimos para a praia de Kaparié que é uma daquelas praias lindas, com águas azuis, ideal para quem gosta de lugares não muito badalados. Não há estrutura e você precisa estacionar a uma curta caminhada de distância, então leve tudo que for precisar. Para o almoço escolhemos o Bakalo, já em Chora, que é reconhecidamente uma grande experiência culinária da região. A especialidade da casa são a Lula e Polvo.

Igreja Saint Anna em Chora

Little Venice

Windmills of kato
Mykonos Town, ou Chora é um lugar bem agradável com suas casinhas brancas e muito comercio, eu nunca achei que fosse ser possível andar pelas ruelas de Mykonos sem ter que me sentir amassado por outros turistas, porém é bem tranquilo caminhar por lá, talvez os turistas ainda estivessem submersos em seu sono pós balada. Um dos lugares mais badalados e concorridos em Chora é Little Venice. Entre vários locais onde o pôr-do-sol pode ser apreciado em Mykonos acredito que o mais icônico é nos Moinhos de Vento de Chora, um lugar espetacular e romântico de onde se pode apreciar o pôr-do-sol. Esse cartão postal da ilha fica sobre uma colina de onde se pode ver o mar e grande parte da cidade.

Pôr do sol

Nicolas House

Agia Ana
Apreciar o por-do-sol nos moinhos de vento de Kato é espetacular e romântico e na minha opinião mais legal do que Oia em Santorini. Em Mykonos ficamos hospedados em outro equipamento do AirBnb a Nicolas House. A despedida de Mykonos e da Grécia foi na praia Agia Ana uma praia menorzinha, com estrutura, tranquila e como sempre água cristalina e com ela fechamos nossa viagem nesse pais de superlativos. Partimos então para o aeroporto deixando a Grécia e um pedaço do nosso coração por lá.