Itália de Ponta a Ponta - Parte IV– Roma - Jul.2013
Chegamos ao final, sem querer ser teatral o “Grand Finale”, como eu disse no post da Toscana, estamos voltando a Roma, que foi onde a viagem começou, para agora curtir a cidade e compartilhar essa experiência com vocês.
Começamos o dia bem cedo tínhamos um roteiro intenso de atrações para ver e queríamos fazer isso andando e conhecendo a “vibe” da cidade, não tem nada melhor.
Nós viajamos em meados de julho e chegamos em Roma no início de agosto então o calor ainda estava bem sério, então nos equipamos com roupas leves e saímos para rua, na cabeça duas frases: “buon giorno” e “dove si trova...”, seguimos em direção a Fontana di Trevi como estava muito cedo ela ainda estava em manutenção e deixamos para tirar as fotos na volta, seguimos então para o Pantheon, que é uma das mais bem preservadas estruturas romanas antigas e permaneceu em uso por toda a sua história. Localizado na Piazza della Rotonda, o Panteão tem sido utilizado como uma igreja, dedicada à Santa Maria e os Mártires.
Depois seguimos para a Piazza Navona onde fica a Fontana dei Quattro Fiumi, quem assistiu ao filme Anjos e Demônios com Tom Hanks sabe da beleza do lugar, A Fontana é fantástica e representa os quatro principais continentes do mundo cortados por seus principais rios: Rio Nilo, na África; Rio Ganges, na Ásia, Rio da Prata, na América e o Rio Danúbio, na Europa. Na Piazza Navona, está localizado o Palazzo Pamphilj, propriedade do Brasil, sede da Embaixada Brasileira.

Pantheon

Piazza Navona

Fontana dei Quattro Fiumi
Passamos rapidamente pelo Largo Di Torre Argentina que é uma praça onde constam alguns templos da época da República Romana, e as ruínas do Teatro de Pompeu, depois seguimos para Piazza Venezia que é considerada o centro nevrálgicos do sistema de transportes, uma vez que principais avenidas da cidade se intersectam lá. Lá tem muita coisa para ver, tais como: A Insula Romana, Piazza del Campidoglio, Museo Nazionale dell'Emigrazione Italiana, Museo Sacrario delle Bandiere delle Forze Armate al Vittoriano etc. A praça fica no sopé do monte Capitolino e é dominada pelo enorme Monumento a Vittorio Emanuele II ("Il Vittoriano", uma homenagem ao primeiro rei da Itália unificada).

Largo Di Torre Argentina

Piazza Venezia

Museo Nazionale dell'Emigrazione Italiana
Seguimos direto para o Foro Romano que foi durante séculos o centro da vida pública romana tudo acontecia ali na Roma antiga, o fórum é atualmente uma extensa ruína de fragmentos arquitetônicos e um sitio de escavações arqueológicas, depois seguimos para a Basílica dei Santi Cosma e Damiano e depois o Coliseu.
Preciso antes de falar do Coliseu, explicar uma opção que fizemos, quando chegamos optamos por comprar o Roma Pass, que além do acesso a diversas atrações turísticas também permitia a utilização do transporte público, assim nosso roteiro foi elaborado considerando essa alternativa. Bom, já sobre o Coliseu ao chegarmos avistamos a imensa fila na entrada, mas o fato de possuirmos o Roma Pass nos permitiu entrar direto na atração só isso acho que já valeu comprar o passe, acho que ganhamos umas duas horas de passeio. Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano é um anfiteatro oval localizado no centro da cidade de Roma, construído com concreto e areia, é o maior anfiteatro já construído. Não há muito o que dizer que você já não tenha ouvido ou visto em fotos, porém insisto que em Roma você visite-o só para sentir o clima que ele transmite ao visitante.

Foro Romano

Basílica dei Santi Cosma e Damiano

Coliseu
Seguimos para o Circo Massimo, que foi uma arena antiga e local de entretenimento principalmente usada para corridas de bigas. Hoje é só um campo gramado sem muito para ver. Seguimos então para Isola Tiberina (uma caminhada e tanto), lá nos almoçamos na Trattoria Sora Lella depois tomamos um sorvete na Gelateria Zonder Naam e seguimos revigorados em frente. Próximo dali ficam a Bocca della Verità o Tempio di Portuno e Tempio di Vesta depois disso voltamos de transporte público para a Fontana di Trevi para fotos e moedinhas. Depois de um merecido banho e pouco minutos de descanso seguimos de metrô para assistir a Baths of Caracalla summer opera, que é um espetáculo inesquecível encenado ao ar livre entre as ruínas das Termas di Caracalla.

Isola Tiberina

Fontana di Trevi

Baths of Caracalla
No dia seguinte foi o dia da visita guiada ao Musei Vaticani e Basílica di San Pietro, partimos cedo de ônibus para lá, no caso como queríamos aproveitar bem então reservamos o tour com guia falando português, em seguida passamos pela Capela Sistina (não é permitido fotografar na Capela) e pela Piazza di San Pietro foi um passeio muito bom é altamente recomendado, mesmo que sua orientação religiosa não seja cristã.

Musei Vaticani

Basílica di San Pietro

Piazza di San Pietro
Seguimos caminhando para o Castel Sant'Angelo, tomamos a decisão de não visita-lo e preferimos seguir em frente (até hoje me arrependo), no caminho paramos para comer um canole na La Cannoleria Siciliana e depois almoçamos no Due Ladroni, seguimos então para a icônica Piazza di Spagna, um dos mais deslumbrantes locais da cidade com sua escadaria monumental em três seções que leva à igreja de Trinità dei Monti.

Castel Sant'Angelo

Piazza di Spagna

igreja de Trinità dei Monti
Continuamos caminhando agora em direção a Piazza del Popolo, lá visitamos o Il Genio di Leonardo da Vinci Museo, e depois subimos a Villa Borghese, passeamos pelo parque até chegar a Galleria Borghese que possui uma coleção que compreende várias esculturas e pinturas de Gian Lorenzo Bernini, Caravaggio, Leonardo da Vinci, Raffaello, Rubens, Tiziano etc., novamente voltamos de transporte público para Hotel, a noite ficamos nas redondezas da Fontana di Trevi tomando uma Birra e jogando conversa fora.

Piazza del Popolo

Villa Borghese

Galleria Borghese
No último dia seguimos também caminhando até a igreja Santa Maria degli Angeli e dei Martiri passamos pelo Teatro dell'Opera di Roma até chegar a Basílica di Santa Maria Maggiore uma das quatro basílicas maiores, uma das sete igrejas de peregrinação e a maior igreja mariana de Roma. Seguimos então para a Piazza Vittorio Emanuele II onde pegamos o metrô de volta. Antes do transfer para aeroporto chegar ainda almoçamos no já tradicional Hard Rock Café, e visitamos Museo dei Frati Minori Cappuccini e Cripta Ossario, a parada e meio que sinistra mas vale a pena visita.

igreja Santa Maria degli Angeli e dei Martiri

Basílica di Santa Maria Maggiore

Museo dei Frati Minori Cappuccini e Cripta Ossario
Assim nos despedimos da Itália, e dessa viajem fantástica que acredito tenha marcado minha vida para sempre. Então arrivederci bella!
Post por : Nilo Cunha