Itália de Ponta a Ponta - Parte II – Emília Romanha – Vêneto - Jul.2013
Seguindo nosso plano chegamos à região da Emília-Romanha onde a história e modernidade se misturam de forma harmônica, nessa região visitamos a capital Bolonha que é uma cidade animada e cosmopolita, situada entre o rio Reno e o rio Savena.
Nossa primeira parada, foi na Fábrica e no Museu Ducati, a Ducati Motor Holding iniciou as atividades fabricando rádios e em 1960, entrou para o cenário do motociclismo, após produzir a mais rápida de 250 cc da história. A visita à fábrica foi fantástica, embora não seja permitido fotografar, observar o processo produtivo dessa fantástica motocicleta foi bem legal.
Ao sair do museu nosso carro apresentou problemas (nem vou comentar porque), o fato é que perdemos algumas horas de passeio para trocar de carro, mas tenho que admitir que apesar de tudo a Hertz foi muita correta conosco, inclusive como ela não tinha o mesmo carro para fornecer (um Ford Focus) ela nos deu um Mercedez C200. Depois dessa pequena confusão chegamos no Hotel no centro Bolonha e deixamos o carro no estacionamento e seguimos em uma reta só até a Via Francesco Rizzoli. Bolonha é uma cidade animada e cosmopolita, com uma espetacular história (Etrusca, Romana, Bizantina), arte, culinária, música e cultura, é a sétima maior cidade em população na Itália.
Pelo caminho passamos Piazza Maggiore onde fica a Fontana del Nettuno foi construída entre 1563 e 1566 pelo escultor Giambologna. É considerada um dos símbolos de Bolonha. Na praça você também encontra o Palazzo del Podestà, Palazzo D'Accursio e a Basilica di San Petronio nomeada em homenagem ao santo padroeiro (oitavo bispo de Bolonha 431- 450). O estomago já estava colado nas costas paramos para comer ali na praça mesmo e sentamos no Bar Giuseppe e pedimos, deixa eu ver, Lasanha bolonhesa é claro! Na verdade não estava lá essas coisa é o pior de tudo é não comer bem em uma cidade com a gastronomia como Bolonha.

Museo Ducati
Seguimos até Le due torri (As Duas Torres) Garisenda e Asinelli são os principais símbolos de Bolonha e foram construídas no século XII, seguimos até Palazzo dei Mercancia que é um edifício gótico de tijolos construído entre 1384 e 1391 sob projeto de Antonio di Vincenzo, e quase choramos ao lembrar do nosso almoço quando passamos pela porta do Pappagallo um dos restaurantes mais famosos de Bolonha. Na sequência passamos pela Piazza Di Santo Stefano que é um complexo de edifícios religiosos, que é conhecida localmente como Sette Chiese ( " Sete Igrejas " ), lá tomamos um sorvete, aliás na Itália tome muito sorvete você não vai se arrepender, depois seguimos para o Palazzo Pepoli onde fica o Museo della Storia di Bologna que é um museu dedicado à história , à cultura e as transformações de Bolonha e conta a história da cidade e de seus habitantes a partir do período etrusco até os dias atuais, A apresentação destes conteúdo é feita através de uma combinação de objetos, imagens e elementos multimídia,

Fontana del Nettuno

Palazzo del Podestà




Na manhã seguinte pegamos o possante e fomos para Padova já na região de Veneto, lá conhecemos a Basílica de Santo Antonio de Pádua que é conhecida como "il Santo", depois passamos pelo Jardim Botânico de Pádua O Jardim tem 22 mil metros quadrados e é circundado por um muro construído em 1552 e antes de sair de Padova passamos pelo Prato della Valle e tentamos visitar a Cappella degli Scrovegni também conhecida como Capela Arena. Nela estão os ciclos de afrescos de Giotto,é uma das importantes obras da arte ocidental, mas estava fechada.

Basílica de Santo Antonio de Pádua

Jardim Botânico de Pádua

Prato della Valle
Partimos para a estrada novamente em direção a Veneza, chegando em Veneza deixamos o carro na Piazzale Roma, já que lá ele não seria mais necessário (chorei de novo), e pagamos um “taxi” para o Hotel. Depois de deixar as malas partimos caminhando pela cidade. Gostoso de andar em Veneza e descobrir suas ruazinhas, atravessar as pontes, desvendar suas belezas.
Pelo caminho passamos pelas Chiesa Dei Santi Apostoli e Chiesa La Maddalena e chegamos até a Ponte Rialto um dos cartões postais mais famosos de Veneza. No caminho de volta paramos para jantar na Osteria Al Cantinon bem no coração de Veneza, a poucos passos do Campo Della Maddalena.

Taxi

"Ruas" de Veneza

Ponte Rialto
No dia seguinte fomos conhecer Murano, para chegar lá é preciso gastar 15 minutos em um Vaporetto, é em Murano que ficam as famosas fábricas de vidro soprado coloridos onde fazem cristais, vasos, lustres, objetos de decoração, etc. O almoço foi no B Restaurant alla Vecchia, onde seu almoço é servido em pratos que são verdadeiras obras de arte (inclusive estão à venda).
Depois seguimos para a parte mais tradicional de Veneza a Piazza San Marco, a praça é maravilhosa e bem conservada, em frente à Basílica di San Marco já foi palco de cortejos, procissões e encontros, é o point onde todo mundo se encontra, lá também você encontra o Il Campanile di San Marco, Palazzo Ducali, Torre Dell Orologio, Ponte dos Suspiros e o O Café Florian (fundado em 1720 é o mais antigo café da Europa), Hard Rock Cafe Venice e andando mais um pouquinho você também chega ao Teatro La Fenice. Eu podia falar horas de cada um desses lugares mais esse post viraria um livro, se tiver disponibilidade reserve pelo menos meio dia para esse lugar, vale muito a pena. No fim do dia o tradicional passeio de Gondola, o preço não é muito amigável, mas é um passeio que você só faz lá então não perca essa oportunidade vale muito a pena.

Piazza San Marco

Torre Dell Orologio

Basilica di San Marco
De volta para o Hotel pegamos o Vaporetto que segue pelo Grand Canale passeio é emocionante, parece um filme, é um espetáculo inesquecível. Para o jantar voltamos Osteria Al Cantinon, e fizemos nossa versão de um baile de máscaras veneziano (era aniversário da minha prima).

Ponte dos Suspiros

Gôndolas

Grand Canale
Na nossa última manhã em Veneza foi no Lido ( a praia de Veneza) que é famoso por sediar o Festival Internacional de Cinema de Veneza, a tarde deixamos Veneza em direção da região da Lombardia, em um moderno trem bala.
Mas isso já é outro post.
Post por : Nilo Cunha



Fábrica de vidro soprado
Natale de luce in una cometa di vetro
Murano
Palazzo dei Mercancia

Lido
Palazzo D'Accursio
Piazza Di Santo Stefano
Bar Gelateria Nettuno

Le due torri
transformando-o em um museu global, interativo e inovador. Nos ainda passamos pela Piazza Minghetti e pelo Palazzo della Cassa di Risparmio, como nosso dia ficou meio atrasado, decidimos ir direto para um barzinho para terminar o dia, nossa escolha foi o Café De Paris, quase em frente ao Palazzo Pepoli.e esse foi nosso dia em Bolonha.